BRASÍLIA (AE) - O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Edson Fachin, enviou para a Justiça Federal de Brasília a denúncia contra os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff pelo "quadrilhão do PT". A acusação, por organização criminosa, foi oferecida pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, em 2017, contra um total de 16 pessoas.
Apenas a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e seu marido, o ex-ministro Paulo Bernardo, permanecem se defendendo deste processo na Corte. Apesar de apenas a senadora ter prerrogativa de foro, Fachin explicou que as condutas dos dois acusados estão "umbilicalmente" ligadas.
Entre os denunciados que vão responder na primeira instância estão os ex-ministros Antonio Palocci (Fazenda e Casa Civil), Guido Mantega (Fazenda), Jaques Wagner (Casa Civil, Defesa, Relações Institucionais e Trabalho) e Edinho Silva (Comunicação), além do ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto.
A KVH SatNews service. Fontes: Agência Estado, AFP
BRASÍLIA (AE) - O ex-prefeito do Rio Eduardo Paes disse que nunca soube nem "nunca suspeitou" de desvios, nem do suposto pagamento de propinas, relacionados à Secretaria Municipal de Obras durante seu governo.
O secretário que controlava a pasta na época, Alexandre Pinto, está preso. O ex-funcionário é acusado de participar de um suposto esquema de desvio de R$36 milhões nas obras municipais da Transcarioca e de Recuperação Ambiental da Bacia de Jacarepaguá.
Paes prestou depoimento, na tarde desta quinta-feira, 8, ao juiz Marcelo Bretas da 7a Vara Federal Criminal, na condição de testemunha de defesa de Pinto, depois de pedido da defesa do ex-secretário. O ex-prefeito disse que nunca ouviu falar de denúncia contra Pinto, e que, se soubesse, teria demitido o funcionário.
A KVH SatNews service. Fontes: Agência Estado, AFP
BRASÍLIA (AE) - Após ser incluindo em investigação que apura irregularidades envolvendo a Odebrecht, o presidente Michel Temer enviou uma carta para a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, com artigos contrários a investigação de presidentes por fato estranho ao mandato.
Entre eles, um parecer do professor Ives Gandra da Silva Martins, em que o jurista argumenta, interpretando o artigo 86 da Constituição, que "o Presidente da República, na vigência de seu mandato, não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções".
Na semana passada, Fachin, a pedido da PGR, incluiu o presidente como investigado em um inquérito que apura suspeitas de repasses de propinas da Odebrecht para campanhas eleitorais do MDB em troca de favorecimento à empresa. Já eram investigados no caso os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência). O inquérito foi aberto em abril de 2017 com base nas delações de executivos e ex-executivos da Odebrecht.
"Reitero que o objetivo é meramente acadêmico já que não me insurgirei contra o despacho dado pelo ministro Fachin acolhendo sua postulação. E de logo registro que respeito e respeitarei sempre as suas manifestações já que, tenho absoluta certeza, são guiadas pela sua convicção jurídica", disse Temer na carta.
A KVH SatNews service. Fontes: Agência Estado, AFP
BRASÍLIA (AE) - Presidente afastado da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o deputado Jorge Picciani (MDB) pediu ao Supremo Tribunal Federal para sair da cadeia de Benfica e ir para a prisão domiciliar. A defesa do político, preso em novembro, entrou com o habeas corpus no Supremo alegando questões de saúde.
Segundo os advogados de Picciani, o político não pode ficar na cadeia porque recentemente foi submetido a uma "complicadíssima cirurgia, de quase dez horas", em função de um câncer na bexiga.
O relator do caso é o ministro Dias Toffoli. A própria defesa de Picciani pediu que o habeas corpus fosse distribuído a ele, que analisou pedidos de outros investigados na Operação Cadeia Velha, a mesma que prendeu Picciani.
A KVH SatNews service. Fontes: Agência Estado, AFP
BRASÍLIA (AE) - Um dia após a divulgação da existência de aposentos reservados para visitas íntimas na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na zona norte do Rio de Janeiro, onde estão presos réus investigados pela Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, 17 funcionários da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) foram exonerados dos cargos. As ordens foram publicadas na edição desta quinta-feira do Diário Oficial (DO) do Estado do Rio.
Entre os exonerados estão pelo menos quatro pessoas que ocupavam cargos de chefia no presídio, como chefe de segurança, diretor e coordenador de área.
Em nota, a pasta da Administração Penitenciária negou que as exonerações tenham ligação com o caso divulgado nesta quarta-feira. "As publicações no DO não têm nada a ver com as instalações irregulares encontradas dentro do Cadeia Pública de Benfica", informou.
A KVH SatNews service. Fontes: Agência Estado, AFP
BRASÍLIA (AE) - O DEM divulgou nesta quinta-feira, durante sua convenção nacional, um manifesto no qual apresenta suas prioridades na área econômica e social para o País. Intitulado "O Brasil que vai dar certo", o documento ignora a reforma da Previdência, uma das principais bandeiras no Legislativo do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que foi oficialmente lançado pré-candidato à Presidência da República durante o evento.
Segundo integrantes do partido, o manifesto, cujo teor foi antecipado pelo Broadcast Político, traz as principais diretrizes do futuro plano de governo de Maia.
No documento, lido pelo novo presidente do DEM, o prefeito de Salvador, ACM Neto, o partido faz críticas aos governos do PT, ao dizer que, quando era oposição, enfrentou a "arrogância e a ambição hegemônica" dos então ocupantes do poder. Sem fazer qualquer menção do governo Michel Temer, o partido diz que os brasileiros buscam "um novo rumo" e que a legenda está pronta para ter um presidenciável.
A KVH SatNews service. Fontes: Agência Estado, AFP
BRASÍLIA (AE) - Milhares de pessoas participaram da Marcha Mundial das Mulheres pelo País nesta quinta-feira, Dia Internacional da Mulher. No Rio de Janeiro, a manifestação se concentrou ao redor da Igreja da Candelária, na região central da cidade.
Mesmo sob intensa chuva, os manifestantes fizeram discursos e caminharam pela Avenida Rio Branco e pelas Ruas da Assembleia e 1o de Março, até a Praça 15, ponto final do ato. Durante todo o trajeto, protestaram contra o machismo, o governo de Michel Temer, a reforma da Previdência e cobraram a legalização do aborto e outros direitos.
Já em Brasília, centenas de manifestantes fizeram uma marcha a favor da igualdade de gênero e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo estimativa da Polícia Militar do Distrito Federal, 700 pessoas caminharam do Museu da República até o Congresso Nacional, aos gritos de "Fora, Temer".
Sob forte chuva, as manifestantes utilizam um carro de som para protestar. Por causa do ato, a segurança do Congresso foi reforçada durante todo o dia e o acesso à entrada principal foi bloqueado. Além dos policiais que acompanham a manifestação, carros da Polícia Militar e até a cavalaria cercam a área.
A KVH SatNews service. Fontes: Agência Estado, AFP
FLORIANOPOLIS (AE) - A queda de um helicóptero que teria sido sequestrado matou três pessoas e deixou outra ferida em Joinville, no norte de Santa Catarina. Ninguém foi atingido no solo. O sobrevivente cumpria pena em um presídio da região. A Polícia Civil investiga o caso.
Segundo o 17o Batalhão da Polícia Militar, o helicóptero caiu perto de casas no bairro Paranaguamirim e depois pegou fogo. O acidente aconteceu por volta das 15h45 de quarta-feira.
As vítimas são o piloto Mário Franco Aguiar, de 57 anos, o copiloto e um passageiro. Uma quarta vítima, identificada como Daniel da Silva, de 18 anos, foi resgatada com vida e estava internada na noite de quarta-feira no Hospital São José, com queimaduras no corpo.
A KVH SatNews service. Fontes: Agência Estado, AFP
LONDRES (AFP) - A Polícia britânica dá continuidade à investigação sobre como chegou ao país o agente químico que deixou o ex-agente secreto russo Serguei Skripal e sua filha Yulia entre a vida e a morte.
O primeiro policial que atendeu pai e filha quando já estavam inconscientes, no domingo, em um banco na cidade de Salisbury, no sudoeste do país, encontra-se em estado grave.
A KVH SatNews service. Fontes: Agência Estado, AFP
BOGOTÁ (AFP) - A ex-guerrilha Farc anunciou nesta quinta-feira que seu líder e candidato Rodrigo Londoño (vulgo Timochenko) não vai disputar a presidência da Colômbia por problemas de saúde.
A complexa cirurgia de bypass coronário realizada na quarta-feira em Timochenko "nos leva a declinar nossa aspiração presidencial", afirmou o ex-comandante guerrilheiro Iván Márquez, em coletiva de imprensa. Márquez afirmou que a Farc, o partido surgido do acordo de paz assinado no final de 2016, continuará na disputa legislativa de domingo e defendeu um "diálogo com todos os setores políticos para criar pontes e tornar realidade uma grande convergência nacional".
A KVH SatNews service. Fontes: Agência Estado, AFP
WASHINGTON (AFP) - Ossos encontrados em uma remota ilha do Pacífico Sul que inicialmente se acreditava que pertenciam a um homem podem na verdade ser os da famosa aviadora Amelia Earhart, que desapareceu na região em 1937, de acordo com um novo estudo.
Richard Jantz, professor emérito de antropologia da Universidade do Tennessee, usou análises modernas de medição óssea para determinar se os ossos eram provavelmente os de Earhart, que desapareceu durante um voo pioneiro de volta ao mundo com o navegador Fred Noonan.
A KVH SatNews service. Fontes: Agência Estado, AFP
WASHINGTON (AFP) - O presidente americano, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-Un, se reunirão até o mês de maio para debater o desarmamento nuclear na Península coreana, confirmou nesta quinta-feira a Casa Branca.
Trump "aceitará o convite para se encontrar com Kim Jong-Un (...) em local e data que ainda serão definidos", disse a porta-voz da Casa Branca Sarah Sanders, acrescentando que Washington busca eliminar as armas nucleares da Coreia do Norte.
A porta-voz destacou que apesar do anúncio, "todas as sanções e a máxima pressão continuarão" sobre a Coreia do Norte.
Sanders confirmou assim a informação do assessor de Segurança Nacional da Coreia do Sul, Chung Eui-yong, de que "o presidente se reuniria com Kim Jong Un até o mês de maio para alcançar uma 'desnuclearização' permanente" da Península coreana.
Chung Eui-yong integrou a delegação de alto nível da Coreia do Sul que manteve um histórico encontro em Pyongyang com a liderança norte-coreana. Durante a reunião, Kim informou sua disposição de renunciar ao programa de armas nucleares em troca de garantias internacionais a sua segurança.
Após o anúncio de seu encontro com o líder norte-coreano, Trump saudou no Twitter os "grandes progressos" obtidos para persuadir a Coreia do Norte a acabar com seu programa nuclear.
"Kim Jong-Un conversou sobre 'desnuclearização' com os representantes sul-coreanos, e não apenas sobre um congelamento" das atividades nucleares. "Estamos obtendo grandes progressos, mas as sanções permanecerão até que haja um acordo", escreveu Trump.
Em entrevista coletiva na Casa Branca, Chung Eui-yong revelou que "teve o privilégio de informar ao presidente Trump sobre sua recente visita à Coreia do Norte (...) e lhe expliquei que sua liderança e sua política de pressão máxima, junto à solidariedade internacional, nos levaram a esta conjuntura".
A KVH SatNews service. Fontes: Agência Estado, AFP
BRASÍLIA (AE) - A assinatura do decreto que oficializa as novas taxas para importação de aço e alumínio por Donald Trump foi um balde de água fria nos planos do governo brasileiro, que ainda tentava excluir o Brasil da lista de países atingidos pela medida. Nesta quinta-feira o Brasil divulgou nota em que disse que recorrerá a "todas as ações necessárias" para preservar seus direitos e interesses.
"Ao mesmo tempo em que manifesta preferência pela via do diálogo e da parceria, o Brasil reafirma que recorrerá a todas as ações necessárias, nos âmbitos bilateral e multilateral, para preservar seus direitos e interesses", afirma nota assinada pelos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Marcos Jorge, e Relações Exteriores, Aloysio Nunes.
No texto, o governo ressalta que as medidas causarão graves prejuízos às exportações brasileiras e terão "significativo" impacto negativo nas relações comerciais e de investimentos entre os dois países.
O Brasil é o segundo maior exportador de aço para os Estados Unidos, atrás apenas do Canadá. Embora a reação do governo brasileiro tenha sido dura, a estratégia permanece a mesma.
O País pretende insistir na tese de que as exportações de produtos siderúrgicos complementam, e não ameaçam a indústria siderúrgica norte-americana e esgotar o diálogo com o governo Trump antes de partir para outros instrumentos, como o recurso a organismos internacionais para reafirmar que o argumento da ameaça à segurança nacional não se sustenta.
O embaixador do Brasil em Washington, Sergio Amaral, afirmou que o País têm condições para negociar com a administração Trump para retirar o País da lista de nações afetadas. "Temos contato com a bancada do aço no Congresso, com as indústrias americanas" De Nova York, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que o governo está aberto a negociações.
A KVH SatNews service. Fontes: Agência Estado, AFP
SÃO PAULO (AE) - A divisa americana terminou o dia de quinta-feira cotada a R$3,2619, em alta de 0,57%.
O Ibovespa, que, havia retomado o patamar dos 85 mil pontos um pouco antes da divulgação, o perdeu novamente e fechou em baixa de 0,58%, aos 84.984,60 pontos. O giro financeiro avançou nos minutos finais e chegou a R$11 bilhões.
A KVH SatNews service. Fontes: Agência Estado, AFP
RIO DE JANEIRO (AE) - A Petrobras decidiu abandonar de vez a plataforma P-71, que estava sendo construída no estaleiro Rio Grande (RS), e iniciar o projeto do zero na China. A licitação foi concluída na semana passada e a obra transferida para o estaleiro chinês CIMC Raffles. A decisão da estatal de exportar o projeto preocupa sindicatos e a prefeitura da cidade, que estão em Brasília para sensibilizar o Congresso e o Tribunal de Contas da União.
A plataforma já consumiu US$150 milhões e precisaria de mais US$200 milhões para ser concluída. Se as 38 mil toneladas de blocos forem vendidas como sucatas, a Petrobras receberia apenas algo em torno de R$12 milhões e a Ecovix, dona do estaleiro Rio Grande, R$3,2 milhões. Questionada, a estatal não informou quanto gastou na P-71.
A conclusão da concorrência para construir o casco da plataforma foi mais um capítulo de uma longa batalha entre a Ecovix, sindicalistas, políticos e a Petrobras. O prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer (PT), disse que apelou à direção da estatal diversas vezes e que, em todas, recebeu a resposta de que "conteúdo local não é uma política da empresa e que é mais barato construir plataforma na China do que no Brasil". Procurada, a Petrobras apenas confirmou a contratação da CIMC Raffles.
A KVH SatNews service. Fontes: Agência Estado, AFP
SÃO PAULO (AE) - A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) pretende utilizar as normas já existentes em seu arcabouço para atuar, quando for necessário, sem regras específicas, em questões envolvendo criptomoedas.
O presidente da autarquia, Marcelo Barbosa, disse que foi dessa forma que a autarquia atuou ao definir que criptomoedas não são ativos financeiros e, assim, orientar os fundos de investimento a não as comprarem.
O presidente da CVM disse que o regulador tem analisado caso a caso e, quando identificada a necessidade, se posicionado. Barbosa reiterou que a autarquia acompanha de perto esse assunto, de forma a identificar ofertas realizadas de forma irregular, por exemplo.
A KVH SatNews service. Fontes: Agência Estado, AFP
RIO DE JANEIRO (AFP) - A Embraer anunciou nesta quinta-feira um lucro líquido de 246,8 milhões de dólares em 2017, o que significa 48,58% a mais que o lucro registrado no ano anterior, de US$166,1 milhões.
A terceira maior fabricante mundial de aviões informou ainda que o lucro do quarto trimestre de 2017 totalizou 35,2 milhões de dólares, muito abaixo dos 195,2 milhões de dólares do último trimestre de 2016 e também consideravelmente menos que os 110 milhões do trimestre precedente.
No conjunto, a empresa experimentou uma melhora no ano passado, depois que, em
2016, incorreu em gastos extraordinários por um plano de aposentadoria voluntária e pela investigação da FCPA, a lei americana antipropina no exterior.
A KVH SatNews service. Fontes: Agência Estado, AFP
CIDADE DO MÉXICO (AFP) - Uma disputa surgiu depois que a fabricante de brinquedos Mattel lançou uma boneca Barbie inspirada na célebre pintora mexicana Frida Kahlo, já que a família e uma empresa americana asseguram ser as donas da imagem da artista.
Mattel apresentou na quarta-feira, em Nova York, na véspera do Dia Internacional da Mulher, uma coleção de bonecas, batizada de "Mulheres que inspiram". A série inclui bonecas à imagem de Kahlo, da piloto americana Amelia Earhart, a primeira mulher a sobrevoar sozinha no Atlântico, e da matemática afro-americana Katherine Johnson, importante colaboradora de missões espaciais da Nasa.
Mas a família da artista emitiu, horas depois, um "comunicado oficial" advertindo que tomará medidas contra a Mattel por ter usado sem autorização a imagem da pintora. "Nós nos veremos na imperiosa necessidade de tomar as medidas necessárias para salvaguardar os direitos de propriedade intelectual que nos assistem sobre a imagem de Frida Kahlo", disse a família em uma conta verificada do Twitter.
A KVH SatNews service. Fontes: Agência Estado, AFP
SÃO PAULO (AE) - Há alguma espécie de mística entre Palmeiras, Allianz Parque e São Paulo. A combinação dos três mais uma vez se manteve forte nesta quinta-feira e pela sexta vez em seis ocasiões o time alviverde bateu o rival na sua arena. A vitória por 2 a 0 pelo Campeonato Paulista foi a celebração ideal por ser a 100a partida no estádio, marca alcançada diante do adversário que mais sofreu no local.
O resultado tem para o Palmeiras o sabor de uma redenção após quatro rodadas sem vitória, sequência agravada por uma derrota para o Corinthians. Já para o São Paulo é a dura volta à realidade de quem acumula três derrotas em clássicos no ano e parece se acostumar a crises e à freguesia para os rivais.
Apesar de ter treinado com a presença de torcida e cercado de menções de apoio na véspera, o São Paulo pareceu inerte. A manifestação não transmitiu brio ao time. Desorganizado e até assustado em campo, virou presa fácil.
A KVH SatNews service. Fontes: Agência Estado, AFP
SÃO PAULO (AE) - A possibilidade de a Fifa definir na próxima semana o seu futuro, e de vir a bani-lo do futebol, levou Marco Polo Del Nero a intensificar a ofensiva para fazer o sucessor na CBF. Nesta quinta-feira, conseguiu viabilizar a candidatura do diretor executivo de gestão da entidade, Rogério Caboclo.
Ele deverá ser candidato único, a menos que seu opositor, o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, consiga as assinaturas necessárias para concorrer. No momento, isso é considerado improvável.
A eleição deverá ocorrer em 16 ou 17 de abril. Em situação normal, o eleito vai governar de abril de 2019 a abril de 2023. Para ser candidato, o pretendente precisa ter o apoio formal de pelo menos oito dos 27 presidentes de federação e cinco presidentes de clubes.
A KVH SatNews service. Fontes: Agência Estado, AFP
SÃO PAULO (AE) - As boas atuações da oposto Tifanny Abreu na Superliga Feminina de Vôlei estão colocando a jogadora mais perto de uma convocação para a seleção brasileira. Ela está no radar do técnico José Roberto Guimarães, que reconhece o talento dela como atacante e sabe que poderia ser útil para a reserva de Tandara na posição.
Nesta sexta-feira, ela vai tentar ajudar o Vôlei Bauru diante do favorito Dentil/Praia Clube, melhor equipe da fase de classificação na Superliga. O duelo no ginásio Panela de Pressão, em Bauru, às 19 horas, será o maior desafio da atleta desde que assinou com a equipe. Tifanny já marcou 281 pontos, com a média de 5,51 pontos por set, a melhor da competição.
Se for chamada, Tifanny seria a primeira trans a atuar internacionalmente, ainda mais em uma seleção que está entre as melhores do mundo. Zé Roberto evita falar sobre convocação neste momento, até porque a fase final da Superliga está começando e sua equipe, o Hinode Barueri, terá uma disputa complicada contra o Vôlei Nestlé, de Osasco.
A KVH SatNews service. Fontes: Agência Estado, AFP
INDIAN WELLS, EUA (AE) - Beatriz Haddad Maia foi eliminada na estreia no Torneio de Indian Wells, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira. A número 1 do Brasil foi derrotada pela porto-riquenha Monica Puig, campeã olímpica no Rio-2016, por 2 sets a 0, com parciais de 6-3 e 7-6 (7-3), em 1h31 de confronto
Atual 59o do mundo, Bia chegou a liderar o segundo set por 4-0, mas permitiu a reação da rival, 83a do ranking, e acabou sendo superada no tie-break. No set inicial, Puig abriu 5-1 e a brasileira, em sua primeira participação em Indian Wells na carreira, não conseguiu acompanhar o ritmo da rival.
A partida foi marcada pela irregularidade de ambas as tenistas. Puig cometeu oito duplas faltas, contra cinco de Bia. A porto-riquenha, contudo, foi mais efetiva quando teve chances de quebrar o saque da brasileira. Foram quatro break points, todos aproveitados pela campeã olímpica. Bia converteu apenas uma de quatro chances.
A KVH SatNews service. Fontes: Agência Estado, AFP
DOHA (AE) - Os brasileiros Álvaro Filho e Saymon se despediram da etapa de Doha, no Catar, do Circuito Mundial de Vôlei de Praia nesta quinta-feira, ao serem derrotados nas quartas de final pelos holandeses Brower e Meeuwsen, por 2 sets a 1, com parciais de 19-21, 21-19 e 22-20. Assim eles, terminaram a competição na quinta colocação.
Antes de serem eliminados, os atuais campeões do Circuito Brasileiro e únicos representantes do País venceram dois jogos nesta quinta-feira, pela repescagem e oitavas de final, contra os mexicanos Ontiveros e Virgem, e diante dos norte-americanos Hyden e Brunner, respectivamente.
"Foi uma partida decidida nos detalhes, demos nosso máximo, qualquer equipe poderia ter vencido. Tivemos uma etapa com pouco vento, areia boa e bastante sol. Conseguimos vitórias importantes, sair de situações difíceis. Queríamos ter ido mais longe, vamos continuar trabalhando para evoluir", disse Saymon, após a derrota para a dupla holandesa.
A KVH SatNews service. Fontes: Agência Estado, AFP
SÃO PAULO (AE) - Rubens Barrichello comemora uma nova vida. O piloto de 45 anos passou 13 dias internado no começo do ano depois de um problema em um vaso sanguíneo na cabeça e considera ter renascido ao ser curado. Em entrevista em Interlagos, onde se prepara para a corrida de abertura da Stock Car, neste sábado, Rubinho admite emoção com o retorno e conta ter vivido o maior susto da sua vida.
"Eu estou ótimo. Tive uma baita dor na nuca e fomos ao hospital. Entre as possibilidades do que era, assustava bastante. Mas no primeiro exame se viu que eu tive um problema na veia, mas ela estava fechada e que eu precisava de repouso. Foram 13 dias internado que me fizeram refletir muito. Fazia tempo que eu não conseguia esvaziar a minha cabeça", disse Barrichello.
"Eu estou tendo a chance de um recomeço. Vou te falar que andei bem de kart quando treinei. De tudo isso, tem uma lição enorme, de ser agradecido por tudo o que aconteceu. Sou parte de uma porcentagem muito pequena, porque saí ileso. Pouquíssimos tiveram a chance de ter esse renascimento. Alguns acabam por morrer, outros têm sequela", acrescentou.
A KVH SatNews service. Fontes: Agência Estado, AFP
BARCELONA, Espanha (AE) - Em dia mais voltado às simulações de corrida, o alemão Sebastian Vettel voltou a liderar os testes da pré-temporada da Fórmula 1, nesta quinta-feira, no circuito de Barcelona. O piloto da Ferrari rompeu a barreira do 1min18 e acumulou alta quilometragem no traçado. Por causa do foco nas simulações, a penúltima sessão de testes antes do início da temporada foi marcada por surpresas.
Vettel alcançou o topo da tabela de tempos ainda no período da manhã. Com pneus hipermacios, os mais velozes fornecidos pela Pirelli, o alemão anotou 1min17s182, o tempo mais veloz de todas as duas semanas de testes e o novo recorde não oficial do Circuito da Catalunha.
Superou, assim, a marca de 1min18s047 estabelecida pelo australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, na quarta. O tempo de Vettel é o mais veloz já registrado por um carro de Fórmula 1 desde que o traçado espanhol foi reformado, em 2007. Foi o único piloto, nas duas baterias, a correr abaixo do 1min18.
A KVH SatNews service. Fontes: Agência Estado, AFP
SÃO PAULO (AE) - As competições da Paralimpíada de Pyeongchang começarão no final da noite desta sexta-feira (no horário de Brasília) e dois brasileiros farão história pelo País pelo simples fato de participarem de provas do esqui cross-country.
Após ir aos Jogos do Rio como cadeirante no atletismo, Aline Rocha será a primeira mulher do Brasil a estar presente em uma edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno, sendo que nunca uma atleta da nação competiu nos dois principais eventos dos esportes adaptados no mundo. Já Cristian Ribeira, de apenas 15 anos, será o mais jovem entre os mais de 650 competidores do grande evento na Coreia do Sul.
Além dos dois esquiadores, o Brasil será representado em solo sul-coreano pelo snowboarder Andre Cintra, que foi aos Jogos de Inverno de Sochi, na Rússia, em 2014, quando o Brasil estreou na competição gelada no esporte paralímpico. Agora, o País celebra novos ineditismos em termos de representatividade com feitos que premiam grandes histórias de superação para Aline, de 27 anos, e para o adolescente Cristian.
A KVH SatNews service. Fontes: Agência Estado, AFP
Ferroviária 0 x 0 Bragantino
São Caetano 0 x 0 Botafogo-SP
Palmeiras 2 x 0 São Paulo
RB Brasil 0 x 0 Ponte PretaCOPA SUL-AMERICANA
M. de Guayana 0 x 0 Nacional-PAR
Rampla Juniors 4 x 0 UTC
A. de Cali 0 x 3 Defensa y Justicia
Sport Huancayo 3 x 0 Unión Española
A KVH SatNews service. Fontes: Agência Estado, AFP
Mín Máx Previsão
B Horizonte 20 26 Aguaceiros
Brasília 19 25 Trovoadas
Curitiba 17 24 Aguaceiros
Fortaleza 25 30 Períodos nublados
Manaus 24 31 Aguaceiros
Porto Alegre 20 32 Soalheiro
Recife 24 31 Maioritaria/ sol
R de Janeiro 24 30 Períodos nublados
Salvador 26 31 Muitas nuvens
São Paulo 19 27 Chuva
A KVH SatNews service. Fontes: Agência Estado, AFP